Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
http://www.ean.periodikos.com.br/article/682629f9a953954baa4e15f2
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Artigos

Integração docente assistencial uma questão "não-resolvida"

Integração docente assistencial uma questão "não-resolvida"

Integração docente assistencial uma questão "não-resolvida"

Cristina Maria Loyola Miranda; Vilma de Carvalho Elvira de Felice Souza

Downloads: 0
Views: 47

Resumo

O artigo discute a diferença conceituai entre integração ensino-serviço e integração docente-assistencial na área da enfermagem da saúde e analisa algumas questões pertinentes ao tema: o papel histórico da Reforma universitária de 1968 para a realidade brasileira; a determinação dos atores sociais no processo de integração docente-assistencial; o questionamento acerca da resistência dos docentes em assumir a assistência; e como operar uma mudança competente que possa garantir a integração docente-assistencial. Finaliza avaliando a responsabilidade das enfermeiras docentes em repensar o papel das Escolas de Enfermagem, na atualidade, e o papel das próprias professoras de enfermagem, no plano da execução dos cuidados de enfermagem aos clientes.

Abstract

This paper studies the conceptual difference between teachingservice and professor-care integration in the Nursing area and analyses some relevant questions about the topic: the historic role of the 1968 university reform for the Brazilian reality; the sample determination in the process of professor-care integration; the questioning about professor resistance in assuming hospital work; and how to produce an effective change that may guarantee the professor-care integration. At the end, it evaluates the nurses working as professors responsibilities in rethinking of the Nursing Schools, nowadays, and the role of the nursing professors in the execution of the nursing care planning for the clients.

Resumen

El artículo discute la diferencia conceptual entre integración ensenanza-servicio e integración docente-asistencial en el área de la enfermería en el campo de la salud y analiza algumas cuestiones pertinentes al tema: El papel histórico de la Reforma Universitaria de 1968 para la realidade brasileira; la determinación de los actores sociales en la integración docente-asistencial; el cuestionamento acerca de la resistencia de los docentes en asumir la asistencia; y como realizar urna mudanza competente que pueda garantizar la integración docente-asistencial. Finaliza evaluando la responsabilidade de las enfermeras docentes en repensar el papel de las Escuelas de Enfermería, en la actualidad, y el papel de las propias profesoras de enfermería, en el plano de ejecución de los cuidados de enfermería a los clientes.

682629f9a953954baa4e15f2 1747925288 Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections