Reflections on graduate professor training
Reflexiones sobre la formación docente en el postgrado
Reflexões sobre a formação docente na pós-graduação
Larissa Roberta Alves; Márcia Aparecida Giacomini; Verônica Modolo Teixeira; Silvia Helena Henriques; Lucieli Dias Pedreschi Chaves
Abstract
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivo: Refletir acerca de atividades voltadas para o desenvolvimento de pós-graduandos, em programa de estágio docente, na perspectiva de ensino e formação na pós-graduação Stricto sensu.
Método: Trata-se de estudo reflexivo, fundamentado na formulação discursiva acerca de competências requeridas e diretrizes propostas pelo Plano Nacional de Pós-Graduação para a capacitação docente articulada à pós-graduação.
Resultados: O programa de estágio docente é uma via para a formação de professores universitários por meio do preparo do pós-graduando. Além disso, mostra a relevância do papel docente supervisor na construção da aprendizagem desses indivíduos.
Conclusão e implicações para a prática: O primeiro contato com a prática da docência, por meio do programa de estágio docente, mostra-se relevante para a construção do olhar com criticidade do processo de ensino-aprendizagem. Nesse tipo de programa, é possível aprender a ser e a fazer a docência de forma coparticipativa, valorizar as relações interativas, impulsionar a autonomia, estimular a autoavaliação e autorreflexão do pós-graduando, permitindo que participe, ativamente, do processo de aprendizagem.
Palavras-chave
References
1 Tachibana TY, Menezes Filho N, Komatsu B. Ensino superior no Brasil. Policy Paper [Internet]. 2015 dec; [cited 2018 sep 05]; 4:1-53. Available from:
2 Cirani CBS, Campanario MA, Silva HHM. A evolução do ensino da pós-graduação senso estrito no Brasil: análise exploratória e proposições para pesquisa. Avaliação (Campinas) [Internet]. 2015 mar; [cited 2018 jan 25]; 20(1):163-87. Available from:
3 Joaquim NF, Vilas Boas AA, Carrieri AP. Estágio docente: Formação profissional, preparação para o ensino ou docência em caráter precário?. Educ Pesqui [Internet]. 2013 abr/jun; [cited 2018 jan 22]; 39(2):351-65. Available from:
4 Tardif M. Questões sobre a docência universitária no Canadá. Entrevistado por Silvia Maria Nóbrega-Therrien. Traduzido do francês por Rosa dos Anjos Oliveira. Em Aberto, Brasília. 2016 set/dez; [acesso em 2019 mar 29]; 29(97):133-140. Disponível em:
5 Perrenoud P. Construir competências é virar as costas aos saberes?. Pátio Rev Pedagógica [Internet]. 1999 nov; [cited 2018 oct 15]; 3(11):15-9. Available from:
6 Perrenoud P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed Editora; 2000.
7 Ministério da Educação (BR). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Plano Nacional de Pós-Graduação - (PNPG) 2005-2010 [Internet]. Brasília: Ministério da Educação. 2004 dez; [cited 2018 jun 15]. Available from:
8 Ministério da Educação (BR). Circular nº 28, de 1º de setembro de 1999. Estabelece requisitos para concessão de bolsas. Diário Oficial da União, Brasília (DF), 12 nov 1999.
9 Universidade de São Paulo - USP. Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE. Diretrizes para a proposição das Disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica [Internet]. São Paulo: Universidade de São Paulo. 2017; [cited 2019 feb 12]. Available from:
10 Universidade de São Paulo - USP. Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE. Diretrizes [Internet]. São Paulo: Universidade de São Paulo. 2010; [cited 2018 jan 17]. Available from:
11 Severino AJ. Da docência no ensino superior: condições e exigências. Comunicações [Internet]. 2013 jan/jun; [cited 2018 jan 15]; 20(1):43-52. Available from:
12 Iza DFV, Benites LC, Sanches Neto L, Cyrino M, Ananias EV, Arnosti RP, et al. Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. Rev Eletr Educ [Internet]. 2014; [cited 2018 oct 12]; 8(2):273-92. Available from:
13 Florêncio PCS, Austrilino L, Medeiros ML. O processo ensino aprendizagem nos cenários de prática; concepções dos docentes do curso de graduação em enfermagem. ATAS CIAIQ [Internet]. 2016 jul; [cited 2018 nov 15]; 2(2016):1312-9. Available from:
14 Chamlian HC. Docência na universidade: professores inovadores na USP. Cad Pesqui [Internet]. 2003 mar; [cited 2017 nov 25]; 118:41-64. Available from:
15 Kramer S, Souza MC, Oliveira A. Estágio de docência e metodologia de ensino de língua portuguesa: literatura como caminho para a formação. Leitura: Teoria & Prática [Internet]. 2015; [cited 2018 nov 12]; 33(64):65-80. Available from:
Submitted date:
12/06/2018
Accepted date:
05/02/2019