Nurse Nestória Merino de Arce: pioneer in orthopedic and traumatology nursing care
Enfermera Nestória Merino de Arce: pionera en cuidados de enfermería en ortopedia y traumatología
Enfermeira Nestória Merino de Arce: pioneira nos cuidados de enfermagem em ortopedia e traumatologia
Ana Cristina Silva de Carvalho; Alessandra Cabral de Lacerda; Ana Paula da Costa Lacerda Brandão; Maria Itayra Coelho de Souza Padilha; Fernanda Batista Oliveira Santos; Maria Angélica de Almeida Peres; Sagrario Gómez-Cantarino
Abstract
Objective to describe nurse Nestória Merino de Arce’s contributions to the establishment of professional identity of orthopedics and traumatology nursing.
Method biographical historical and qualitative research. The oral life history technique was used for data collection, with transcription and transcreation. Documents were collected from the collection of the Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO), and source triangulation was applied. The analysis followed Claude Dubar’s framework of social identity construction.
Results three analytical categories emerged: “Nurse Nestória Merino de Arce’s life and insertion in nursing”; “A new life in Brazil and professional challenges”; “Professional experience in orthopedics and traumatology – making a difference in care”.
Conclusion and implications for practice the study presents the identity form at work, as the ideal professional biography, which is constituted by the establishment of identity to its aging, with a legacy established at INTO and in the field of orthopedics and traumatology nursing. It strengthens the recognition of specialized nursing by the constitution and application of a clinical practice of care in a national reference institution in orthopedics and traumatology, offering the Brazilian population services of different complexities with recognized quality.
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivo: descrever as contribuições da enfermeira Nestória Merino de Arce na constituição da identidade profissional da enfermagem em ortopedia e traumatologia.
Método: pesquisa do campo da história do tipo biográfica, utilizando abordagem qualitativa. Para coleta de dados, utilizou-se a técnica da história oral de vida, com transcrição e transcriação. Foram coletados documentos no acervo do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jammil Haddad (INTO), aplicando-se a triangulação de fontes. A análise seguiu o referencial da construção de identidades sociais de Claude Dubar.
Resultados: três categorias analíticas emergiram: “A vida e a inserção da enfermeira Nestória Merino de Arce no mundo da enfermagem”; “Uma nova vida no Brasil e desafios profissionais”; “Vivência profissional em ortopedia e traumatologia - fazendo a diferença no cuidar”.
Conclusão implicações para a prática: o estudo apresenta a forma identitária no trabalho, como a biografia profissional ideal, que se constitui do assentamento da identidade ao seu envelhecimento, com legado estabelecido no INTO e no campo da enfermagem em ortopedia e traumatologia. Fortalece o reconhecimento da enfermagem especializada pela constituição e aplicação de prática clínica de cuidados em instituição de referência nacional em ortopedia e traumatologia, oferecendo à população brasileira serviços de diferentes complexidades com qualidade reconhecida.
Palavras-chave
Referências
1 Dubar C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Tradução de Andréa Stahel Monteiro da Silva. São Paulo: Martins Fontes; 2005.
2 Bonete WJ. O conceito de identidade em perspectiva: as contribuições de Jörn Rüsen, Claude Dubar e Stuart Hall para a pesquisa sobre a formação de professores de História. CLIO Rev Pesqui Hist. 2022;40(1):113-31.
3 Padilha MI, Nelson S, Borenstein MS. As biografias como um dos caminhos na construção da identidade do profissional da enfermagem. Hist Cienc Saude Manguinhos. 2011;18(Suppl 1):241-52.
4 Resolução n.º 0389 de 18 de outubro de 2011 (BR). Atualiza, no âmbito do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, os procedimentos para registro de título de pós-graduação lato e stricto sensu concedido a Enfermeiros e lista as Especialidades. Diário Oficial da União [periódico na internet], Brasília (DF), 20 out 2011 [citado 2024 set 12]. Disponível em:
5 Lacerda AC, Peres MAA, Carvalho ACS, Ferreira RGS, Santos TCF, Apebirense PGG. História da construção de saberes em enfermagem traumato-ortopédica. Rev Enferm UERJ. 2024 maio;32:e74624.
6 Meihy JCSB. Manual de história oral. São Paulo: Loyola; 2002.
7 Elíbio Jr AM. A História do Tempo Presente: reflexões sobre um campo historiográfico. CTP. 2021 maio;12(01):13-27.
8 Oliden BT, Millan M. Development of nursing education in Boliva. Educ Med Salud. 1979;13(4):380-8. PMid:393490.
9 Padilha MICS, Nelson S. Networks of identity: the potential of biographical studies for teaching nursing identity. Nurs Hist Rev. 2011 dez;18(Suppl 1):241-52. http://doi.org/10.1590/S0104-59702011000500013. PMid:21329157.
10 Teodosio SSC, Padilha MICS. “Ser enfermeiro”: escolha profissional e a construção dos processos identitários (anos 1970). Rev Bras Enferm. 2016;69(3):428-34.
11 Resolução CNE/CES n.º 3 de 7 de novembro de 2001 (BR). Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União [periódico na internet], Brasília (DF). 9 nov 2001 [citado 2024 set 12]. Disponível em:
12 Lopes RE, Nóbrega-Therrien SM, Aragão SB. Studies on the impact of the law number 775 on nurse training. Hist Enferm Rev Eletron [Internet] 2016 jul; [citado 2024 set 12];7(2):449-57. Disponível em:
13 Silva ATMF, Cabral ESM, Batalha MC, Aperibense PGGS. Florence Nightingale as a theme in the teaching of nursing history. Hist Enferm Rev Eletron [Internet] 2020 set; [citado 2024 set 12];11(spe):15-27. Disponível em:
Aceito em:
28/04/2025