Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
http://www.ean.periodikos.com.br/article/doi/10.1590/2177-9465-EAN-2024-0125en
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Relato de Experiência

Conversations in the course Topics in ethnic-racial relations: teachings of bell hooks in nursing education

Conversaciones en la disciplina Temas en las relaciones étnico-raciales: enseñanzas de bell hooks en la educación en Enfermería

Conversações na disciplina Tópicos nas relações étnico-raciais: ensinamentos de bell hooks na educação em Enfermagem

Maria da Soledade Simeão dos Santos; Cecília Maria Izidoro Pinto; Verônica Caé da Silva Moura; Giselle Natalina Sousa da Silva; Renata Pereira Laurindo

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Abstract

Objective  To present the experience of the construction and implementation of the course “Topics in ethnic-racial Relations in the Context of Health” to students of the undergraduate Nursing degree based on the principles proposed by bell hooks' engaged pedagogy.

Method  The territory of doing in the face of the COVID-19 pandemic was developed in the Virtual Learning Environment and in the collective construction of a Padlet®. The study goes through the lives of professors and monitors of the discipline, all black, and members of the Academic League of Health Nursing in the Black Population/UFRJ. The study took place from July to October 2021. The presentation of the results was based on hooks' thirty-two teachings.

Result  At the end of the course, the 26 enrolled students had the opportunity to reflect on where and how the experience of the conversations took place.

Conclusions and implications for practice  The course has become a legitimate device for confronting racism and prejudice, adding to the ongoing struggles for a discrimination-free approach to the multiple human groups that make up Brazilian society.

Keywords

Universities; Nursing; Teaching; Racism; Population Health

Resumen

Objetivo: presentar la experiencia de la construcción e implementación de la disciplina “Temas de relaciones étnico-raciales en el contexto de la salud” a los estudiantes del curso de graduación en enfermería a partir de la pedagogía comprometida de bell hooks.

Método: el territorio de enfrentamiento a la pandemia de COVID-19 se desarrolló en el Entorno Virtual de Aprendizaje y en la construcción colectiva de un Padlet®. El estudio recorre la vida de profesores y monitores de la disciplina, todos negros y miembros de la Liga Académica de Enfermería de la Salud en la Población Negra/UFRJ. El período de realización tuvo lugar de julio a octubre de 2021. La presentación de los resultados se basó en las treinta y dos enseñanzas de hooks.

Resultado: al final del curso, los 26 estudiantes matriculados tuvieron la oportunidad de reflexionar sobre dónde y cómo tuvo lugar la experiencia de las conversaciones.

Conclusiones e implicaciones para la práctica: la disciplina se ha convertido en un dispositivo legítimo para enfrentar el racismo y los prejuicios, sumándose a las luchas en curso por un enfoque libre de discriminación para los múltiples grupos humanos que componen la sociedad brasileña.
 

Palabras clave

Universidades; Enfermería; Enseñanza; Racismo; Salud de la Población

Resumo

Objetivo: apresentar a experiência da construção e efetivação da disciplina “Tópicos nas relações étnico-raciais no contexto da saúde” para estudantes do curso de graduação em Enfermagem assentada nos postulados propostos pela pedagogia engajada de bell hooks

Método: o território do fazer face à pandemia da COVID-19 foi desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem e na construção coletiva de um Padlet®. O estudo atravessa a vida de docentes e monitoras da disciplina, todas negras e integrantes da Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde na População Negra/UFRJ. O período da realização ocorreu de julho a outubro de 2021. A apresentação dos resultados tomou por base os 32 ensinamentos de bell hooks.

Resultado: ao final da disciplina, os 26 estudantes inscritos tiveram a oportunidade de refletir onde e como se deu a experiência das conversações.

Conclusões e implicações para a prática: a disciplina se tornou um dispositivo legítimo de enfrentamento ao racismo e ao preconceito, somando-se às lutas em curso por uma abordagem livre de discriminação, em relação aos múltiplos grupos humanos que formam a sociedade brasileira.

Palavras-chave

Educação Superior; Enfermagem; Ensino; Racismo; Saúde da População

Referências

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17 Portaria nº 4.384, de 28 de dezembro de 2018 (BR). Altera a Portaria de Consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para instituir, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Povo Cigano/Romani. Diário Oficial da União [periódico na internet], Brasília (DF), 2018 [citado 2025 abr 2]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2018/prt4384_31_12_2018.html

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Aceito em:
06/05/2025

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Esc. Anna Nery

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