Andragogy in health: bibliometrical study
Andragogía en la salud: enseñanza bibliométrica
Andragogia na saúde: estudo bibliométrico
Patrícia Bover Draganov; Maria Romana Friedländer; Maria Cristina Sanna
Abstract
The success of learning consists in using proper strategies. As the professional graduated, come from permanent education and also from assisted population, to whom the actions of education in health are directed to, consists mainly in adults, methodologies such as andragogy, understood as been the art of science of conducting adults through learning, are a very interesting alternative. With the aim of quantifying and describe the scientific study about andragogy in science of health from 1999 to 2009, was developed a descriptive study, using the key word "andragogy" in six bases of electronic data. The information coming from 98 publications found were categorized, quantified and described. Most of the publication came from journal articles, concentrated in the USA, having the title "professional graduation" leading the publication. In Brazil, it was more used to the patients' education. The frequency was kept on a regular base during the years of study; therefore the conclusion is that the theme is relevant to Health.
Keywords
Resumen
El éxito del aprendizaje implica el uso de estrategias adecuadas. Cómo la clientela de formación profesional, de educación permanente y la población asistida, para quien se dirigen las acciones de educación en salud, son mayoritariamente adultas, metodología como la andragogía, entendida como el arte y la ciencia de conducir adultos al aprendizaje es una de las alternativas interesantes. Con el objetivo de cuantificar y describir la producción científica sobre Andragogía en las Ciencia de la Salud en el período de 1999 a 2009, se realizó un estudio descriptivo, se empleando la palabra-clave "Andragogía" en seis bases de datos electrónicos. La información de las 98 publicaciones encontradas fueron calificadas, cuantificadas y descritas. La mayoría de las publicaciones si constituyó de artículos de periódicos que se concentraron en EUA, con el tema de la formación profesional liderando las publicaciones. En Brasil fue más frecuente la educación de los pacientes. En los años estudiados, la frecuencia se mantuvo regular, concluyéndose que el tema es relevante para la salud.
Palabras clave
Resumo
O sucesso da aprendizagem envolve o uso de estratégias adequadas. Como a clientela de formação profissional e de educação permanente e a população assistida, para quem se dirigem as ações de educação em saúde, são majoritariamente adultas, metodologias como a Andragogia, que é a arte e ciência de conduzir adultos ao aprendizado, são uma alternativa interessante. Com o objetivo de quantificar e descrever a produção científica sobre Andragogia nas Ciências da Saúde no período de 1999 a 2009, realizou-se um estudo descritivo, empregando-se a palavra-chave "Andragogia" em seis bases de dados eletrônicas. As informações das 98 publicações encontradas foram classificadas, quantificadas e descritas. A maioria das publicações se constituiu de artigos de periódicos, que se concentraram nos EUA, com o tema formação profissional liderando as publicações. No Brasil, foi mais frequente a educação de pacientes. A frequência se manteve regular nos anos estudados, concluindo-se que o tema é relevante para a saúde.
Palavras-chave
Referências
1. Sanna MC. Os processos de trabalho em enfermagem. Rev Bras Enferm. [on- line] 2007 abr [citado 2009 ago 17]; 60 (2): [aprox. 3 telas]. Disponível em:
2. Ministério da Ciência e Tecnologia(BR).Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde. [on-line]. [citado 2009 ago 10]. [aprox. 2 telas]. Disponível em:
3. Silva LAA, Saupe R. Proposta de um modelo andragógico de educação continuada para a enfermagem. Texto & Contexto Enferm. 2000; 9(2): 478-84.
4.Barbieri M, Friedlander MR. O enfermeiro, a educação de adultos e o planejamento familiar. Rev Paul Enferm.2000; 19(2): 13-9.
5. Green LW, et al. Health education planning: a diagnóstic approach. Mayfield, Palo Alto; 1980.
6. Friedlander MR, Lage OC. Preparo para a alta pós-cirúrgica: resultados de ação andragógica observados durante a visita domiciliária. Enferm, Lisboa, 2004; 33: 23-8.
7.Knowles MS, Holton III EF, Swanson RA. Aprendizagem de resultados: uma abordagem prática para aumentar a efetividade da educação corporativa. Rio de Janeiro(RJ): Elsevier; 2009.
8. Janhonen S. Andragogy as a didactic perspective in the attitudes of nurse instructor in Finland. Nurse Educ Today 1991; 33(8): 278-83.
9. Darbyshire P. In defense of pedagogy: a critique of the notion of andragogy. Nurse Educ Today 1993;13: 328-35.
10. Cavalcanti RA. Andragogia: a aprendizagem nos adultos. Rev Clinic Cirurg Paraíba. [periódico da internet]1999 jul; [citado 2009 ago 17]; 6(4): [aprox 5 telas]. Disponível em:
11. Manzolli MC. Viver adulto e enfermagem. Brasília(DF) Rumos; 1994.
12. Friedländer MR, Moreira MTA. Formação do enfermeiro: características dos professores e o sucesso escolar. Rev Bras Enferm. [on- line] 2006 jan/fev [citado 2009 ago 17]; 59 (1): [aprox. 6 telas]. Disponível em:
13.Ho E. Towards an epistemological basis for andragogy in midwifery education Nurse Educ Today 1991; 11: 153-56.
14.Rother ET, Braga MER. Como elaborar sua tese: estrutura e referências. São Paulo(SP): Copyright; 2005.
15. Saes SG. Estudo Bibliométrico das publicações em economia em saúde no Brasil, [tese]. São Paulo (SP): Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo; 2000.
16. Lima MAC, Cassiani SHB. Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem. 2000: 8 (1): 23-30.
17. Machado JLM, Caldas AL, Bortoncello NMF. Uma nova iniciativa na formação dos profissionais de saúde. Interface:comunicação, saúde e educação. 1997: 147-56.
18. Wielewicki HG. Testagem de proficiência em leitura em inglês: examinandos e teste como fontes de entendimento sobre esse processo- UFSM [on-line].1997; [citado 2010 mar 12] [aprox 200 telas]. Disponível em:
19. Graling PR, Rusynkob B. Implementing a perioperative nursing fellowship program. AORN J 2001; 73(5): 939-45.
Submetido em:
25/05/2010
Revisado em:
09/09/2009
Aceito em:
22/10/2010