Globalization and competitivity: challenging context to nurses' professional education
Globalización y competitividad: contexto desafiante para la formación de enfermería
Globalização e competitividade: contexto desafiante para a formação da enfermeira
Vilma de Carvalho
Abstract
This text contextualizes globalization and competitiveness in relation to nursing professional education. Present days aspects and their crisis, speedy changes, imbalances given social changes and scientific advances are discussed. The utopia of a core world unity does not grant equal civil rights for all, much less the citizenship idea all around the world, especially in relation to nursing professionals and clients or users of the health system. Nursing issues and human resources formation are discussed as part of present days' crisis. The approach is analytic-descriptive highlighting globalization, which is not equal for all, and competitiveness as a permanent challenge to all workers in the health area. The author does not present investigative results, however, takes a stand in relation to nursing professional education, to which presents a curricular framework or model adopted in Brazil. A framework model that is coherent with nurses' role in implementing changes in care practice, in developing scientific critical thinking and conducting research consistent with outcomes, and in knowledge building to nursing.
Keywords
Resumen
En esto texto se trata de contextualizar la globalización y competitividad en cuanto a la formación de enfermería. Son discutidos los aspectos de nuestro tiempo con sus crisis, cambios veloces, desequilibrios por las transformaciones sociales y avances científicos y tecnológicos. La utopía de una esencial unión mundial non asegura los derechos civiles para todos, y aún menos la idea de ciudadanía, en todas las partes, principalmente en relación a los profesionales de enfermería y los clientes o usuarios del sistema de salud. Se discute a propósito los asuntos de la enfermería y la formación de recursos humanos como parte de la crisis. El abordaje es de análisis-discursiva con destaque para la globalización qui non es ecuánime para todos en el mondo y para la competitividad un desafío permanente los trabajadores en el campo de la salud. La autora non presenta resultados investigativos, pero asume su posición en relación a la formación de enfermería, para la cual presenta un modelo curricular adoptado en el Brasil. Un modelo de formación coherente con la función de enfermeros para emprender los cambios en la práctica asistencial, para la formación del espirito científico y para la investigación consistente con la producción de resultados y construcción del conocimiento para el área de enfermería.
Palabras clave
Resumo
Neste texto, trata-se de contextualizar globalização e competitividade em relação à formação profissional na enfermagem. São discutidos os aspectos de nosso tempo com suas crises, mudanças velozes, desequilíbrios em vista das transformações sociais e dos avanços científicos e tecnológicos. A utopia de uma essencial união mundial não assegura os direitos civis para todos, e menos ainda a ideia de cidadania, em todas as partes do mundo, principalmente em relação aos profissionais de enfermagem e clientes ou usuários do sistema de saúde. A propósito, são discutidos os assuntos de enfermagem e a formação de recursos humanos como parte da crise de nosso tempo. A abordagem é analítico-discursiva com destaque para a globalização, que não é equânime para todos, e a competitividade como desafio permanente para todos os trabalhadores no campo da saúde. A autora não apresenta resultados investigativos, porém assume posição em relação à formação profissional na enfermagem, para a qual apresenta um modelo curricular adotado no Brasil. Um modelo de formação coerente com a função de enfermeiros para empreender mudanças na prática assistencial, para a formação do espírito científico e para a pesquisa consistente com a produção de resultados e a construção do conhecimento para a área da enfermagem.
Palavras-chave
Referencias
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Submitted date:
25/03/2010
Reviewed date:
26/08/2009
Accepted date:
12/07/2010