Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
http://www.ean.periodikos.com.br/article/doi/10.1590/S1414-81452011000100027
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Pesquisa

Educational technology in health: contributions for pediatric and neonatal nursing

Tecnología educativa en salud: contribuciones para la enfermería pediátrica y neonatal

Tecnologia educacional em saúde: contribuições para a enfermagem pediátrica e neonatal

Luciana Mara Monti Fonseca; Adriana Moraes Leite; Débora Falleiros de Mello; Marta Angélica Iossi Silva; Regina Aparecida Garcia de Lima; Carmen Gracinda Silvan Scochi

Downloads: 0
Views: 3

Abstract

The use of educational technology, as a facilitating resource for pediatric and neonatal nursing teaching and practice, is pointed out. Technological resources in educational materials have been used in a progressively motivating and interactive pedagogical relationship, aiming to offer a more motivating learning for students, nursing teams, children and their families. This report describes the experience of a research and study group in the development of materials targeting permanent training and education in the area of pediatric and neonatal nursing. Health education for children and their relatives on different themes that permeates this care was also targeted. The developed educational materials permit students, health professionals and clients to experience the teaching and learning process in a stimulating way, facilitating the clarification of doubts and transforming learning through attractive, innovative and illustrative situations.

Keywords

Education, Nursing; Health Education; Educational Technology; Pediatric Nursing; Neonatal Nursing

Resumen

Se señala el uso de la tecnología educativa como recurso facilitador para la enseñanza y la práctica de enfermería pediátrica y neonatal. En el intento de ofrecer un aprendizaje más motivador al estudiante, al equipo de enfermería, y a los niños y sus familias, los recursos tecnológicos son usados por medio de materiales educativos en una relación pedagógica progresivamente motivadora e interactiva. Este informe describe la experiencia de un grupo de estudios e investigación en la producción de materiales dirigidos a la formación y educación permanente en el área de enfermería pediátrica y neonatal, así como la educación en salud de niños y sus familiares acerca de diferentes temas que permean esa atención. Los materiales educacionales criados permiten que estudiantes, profesionales de salud y clientes experimenten el proceso enseñanza-aprendizaje de forma estimulante, facilitando la aclaración de dudas y trasformando el aprendizaje a través de situaciones atractivas, innovadoras e ilustrativas.

Palabras clave

Educación en Enfermería; Educación en Salud; Tecnología Educacional; Enfermería Pediátrica; Enfermería Neonatal

Resumo

Vislumbra-se o uso da tecnologia educacional, como recurso facilitador para o ensino e prática de enfermagem pediátrica e neonatal. Na tentativa de oferecer uma aprendizagem ao estudante, à equipe de enfermagem e à criança e sua família mais motivadora, tem-se feito uso de recursos tecnológicos por meio dos materiais educativos. Neste relato, descreve-se a experiência de um grupo de estudos e pesquisa na produção de materiais voltados para a formação e educação permanente na área de enfermagem pediátrica e neonatal como também na educação em saúde de crianças e seus familiares sobre diferentes temas que permeiam essa assistência. Considera-se que os materiais educacionais criados favorecem que estudantes, profissionais de saúde e clientes vivenciem o processo ensino-aprendizagem de forma estimulante, facilitando o esclarecimento de dúvidas.

Palavras-chave

Educação em Enfermagem; Educação em Saúde; Tecnologia Educacional; Enfermagem Pediátrica; Enfermagem Neonatal

Referências

1.Padalino Y, Peres HHC. E-Learning: estudocomparativo da apreensão do conhecimento entre enfermeiros. Rev Latino-am Enfermagem. 2007 jun; 15(3): 397-403.

2.Barra DCC, Nascimento ERP, Martins JJ, Albuquerque GL, Erdmann AL. Evolução histórica e impacto da tecnologia na área da saúde e da enfermagem. Rev Eletr Enf [periódico na internet]. 2006; [citado 2006]; 8(3): 422-30. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/revista8_3/v8n3a13.htm

3.Fonseca LMM, Scochi CGS, Rocha SMM, Leite AM. Cartilha educativa para orientação materna sobre os cuidados com o bebê prematuro. Rev Latino-am Enfermagem. 2004 fev; 12(1): 65-75.

4.Gomes CK, Freitag PLM. Tecnologia assistiva em saúde para cegos: enfoque na prevenção de drogas. Esc Anna Nery 2007 dez; 11(4): 677-81.

5.Ministério da Saúde (BR). Elaboração de material didático impresso para programas de formação a distância: orientações aos autores. Brasília(DF):EAD/ENSP / FIOCRUZ ; 2005.

6.Serxner S. How readability of material affects outcomes. J Vasc Nurs. 2000 Sep; 18(3): 97-101.

7.Ministério da Saúde (BR). Educação para a saúde: plano estratégico. Brasília (DF); 1992.

8.Torres GV, Enders BC. Atividades educativas na prevenção da AIDS em uma rede básica municipal de saúde: participação do enfermeiro. Rev Latino-am Enfermagem. 1999 abr; 7(2): 71-77.

9.Fonseca LMM, Leite AM, Mello DF, Dalri MCB, Scochi CGS. Semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo: avaliação de um software educacional. Acta Paul Enferm. 2008 jun; 21(4): 543-8.

10.Rodrigues J, Zagonel IPS, Mantovani MF. Alternativas para a prática docente no ensino superior de enfermagem. Esc Anna Nery 2007 jun; 11(2): 313-17.

11.Maiztegui A, et al. Papel de la tecnología en la educación científica: una dimensión olvidada. Rev Iberoam Educ. 2002 jan; 28: 129-55.

12.Nietsche EA. Tecnologia emancipatória: possibilidade ou impossibilidade para a práxis de enfermagem? Ijuí(RS): Unijuí; 2000.

13.Arone EM, Cunha ICKO. Avaliação tecnológica como competência do enfermeiro: reflexões e pressupostos no cenário da ciência e tecnologia. Rev Bras Enferm. 2006 jul; 59(4): 569-72.

14.Echer IC. Elaboração de manuais de orientação para o cuidado em saúde. Rev Latino-am Enfermagem. 2005 set; 13(5): 754-57.

15.Erdmann AL, Andrade SR, Mello ALSF, Meirelles BHS. Gestão das práticas de saúde na perspectiva do cuidado complexo. Texto&Contexto Enferm. 2006 jul; 15(3): 178-82.
 


Submetido em:
05/03/2010

Revisado em:
19/07/2010

Aceito em:
16/09/2010

685ef534a9539556b57a8a02 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections