Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
http://www.ean.periodikos.com.br/article/doi/10.1590/S1414-81452012000200024
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Pesquisa

Nursing education challenges in a context of growth in participation in higher education

Desafíos de la formación del enfermero dentro del contexto de expansión de la enseñanza superior

Desafios da formação do enfermeiro no contexto da expansão do ensino superior

Kênia Lara Silva; Roseni Rosângela Sena; Marília Rezende Silveira; Tatiana Silva Tavares; Paloma Morais Silva

Downloads: 0
Views: 13

Abstract

This study aimed to identify aspects that challenge nursing education in a context of growth in participation in higher education. The research was conducted in 17 Bachelor of Nursing courses in the state of Minas Gerais with focus groups formed by professors and students. The results indicate changes in the profile of nursing students being admitted to the universities. In this context of growth nursing schools have contributed to the transformation of the models of care and to the incorporation of new concepts on health system. However there are problems to articulate the changes required in the nursing degree courses with the new profile of students that decide on a nursing course. It is necessary that the schools review their teaching project and the organization of the curriculum that should focus on care qualification and the transformation of the health care system.

Keywords

Nursing Education; Higher Education Institutions; Teaching in Degree Courses

Resumen

El presente estudio tuvo por objeto identificar los desafíos de la formación del enfermero dentro del contexto de expansión de la enseñanza superior. Se trata de una investigación realizada en 17 cursos de graduación en Enfermería en el Estado de Minas Gerais, con grupos focales de docentes y alumnos. Los resultados indican que el perfil de los alumnos que ingresan en los cursos de enfermería ha cambiado. Dentro del contexto de expansión, las facultades han contribuido para transformar los modelos de atención al adoptar una nueva concepción sobre el sistema de salud. Sin embargo, deben enfrentarse desafíos para asociar los cambios requeridos en la graduación con el nuevo perfil de alumnos que optan por los cursos de Enfermería. Se señala la necesidad de que las escuelas revean su proyecto pedagógico y organización curricular a favor de la calificación del cuidado y transformación de los modelos de atención en salud.

Palabras clave

Educación en Enfermería; Instituciones de Enseñanza Superior; Enseñanza de Grado

Resumo

O estudo teve como objetivo identificar desafios na formação do enfermeiro no contexto da expansão do ensino superior. Pesquisa realizada em 17 cursos de graduação em enfermagem no Estado de Minas Gerais, por meio de grupos focais com docentes e discentes. Os resultados indicam que há uma mudança no perfil dos alunos que têm ingressado nos cursos de enfermagem. No contexto da expansão, as escolas têm contribuído para a transformação dos modelos de atenção com a incorporação de uma nova concepção sobre o sistema de saúde. Contudo, há desafios para associar as mudanças requeridas na graduação com o novo perfil de alunos que "optam" pelos cursos de enfermagem. Indica-se a necessidade de as escolas reverem seu projeto pedagógico e sua organização curricular a favor da qualificação do cuidado e da transformação dos modelos de atenção em saúde.

Palavras-chave

Educação em enfermagem; Instituições de ensino superior; Ensino de graduação

Referências

1. Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. PHISIS: Revista de Saúde Coletiva. 2004; 14(1):41-65.

2. Faustino RLH, Moraes MJB, Oliveira MAC, Egry EY. Caminhos da formação de enfermagem: continuidade ou ruptura? Revista Brasileira de Enfermagem. 2003; 56(4):343-347.

3. Brasil. Ministério da Educação e Cultura. Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Seção 1:27833-41.

4. Brasil. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação Brasil. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 03 de 07 de novembro de 2001: Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União, Brasília, 9 nov. 2001. Seção 1:37.

5. Silva KL, Sena RR. A formação do enfermeiro: construindo a integralidade do cuidado. Revista Brasileira de Enfermagem. 2006; 59(4):488-91.

6. Kruse MHL, Meyer DE. Acerca de Diretrizes Curriculares e projetos pedagógicos: um início de reflexão. Revista Brasileira de Enfermagem. 2003; 56(4):.

7. Vieira ALS, Garcia ACP, Filho AA, Pierantoni CR, Ferraz CP, Oliveira ES, et al. Tendências do sistema educativo no Brasil: medicina, enfermagem e odontologia. In: Ministério da Saúde. Observatório de Recursos Humanos em Saúde no Brasil: estudos e análises. Brasília, 2004.

8. Teixeira E, Vale EG, Fernandes JD, Sordi MRL. Trajetória e tendências dos cursos de enfermagem no Brasil. Rev Bras Enferm 2006, 59(4): 479-87

9. Gamboa SS. A dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. In: Fazenda I (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1991. p.104

10. Tanaka OY, Melo C. Avaliação de Programas de Saúde do Adolescente: um modo de fazer. São Paulo: Edusp, 2001.

11. Bardin L. Análise de Conteúdo. Lisboa. Edições 70. 1979

12. Brito AMR, Brito MJM, Silva PAB. Perfil sociodemográfico de discentes de enfermagem de instituições de ensino superior de Belo Horizonte. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem. 2009; 13(2):328-333.

13. Varella, T. C., Matsumoto, K. O trabalho do enfermeiro no Brasil: analisando oferta e demanda no mercado. In: PIERANTONI, C.R.; VIANA,A.L. Educação e Saúde. São Paulo: Hucitec, 2010. Cap. 4, p. 82-97.

14. Brasil. Ministério da Saúde. Mercado de trabalho em saúde: dimensões setoriais, jurídico-institucionais e ocupacionais. Um estudo a partir da RAIS/MTE: relatório de primeiro estudo. Belo Horizonte, 2002. 791.p

15. Neves CEB, Raizer L, Fachinetto RF. Acesso, expansão e equidade na educação superior: novos desafios para a política educacional brasileira. Sociologias. 2007; 9(17):124-157.

16. Costa ZS, Leite JL, Sanchez S. Estudo de alguns fatores que influenciam o rendimento do estudante de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. 1982; 35(1): 102-130.

17.Albuquerque VS et al. A Integração Ensino-serviço no Contexto dos Processos de Mudança na Formação Superior dos Profissionais da Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica. 2008; 32 (3): 356362.

18.Silva KL, Sena RR, Grillo MJC, Horta NC. Formação do enfermeiro: desafios para a promoção da saúde. Esc Anna Nery Ver Enferm 2010 abr-jun: 14(2): 368-376.
 


Submetido em:
20/04/2011

Revisado em:
19/10/2011

Aceito em:
02/02/2012

685c6143a9539563040ad116 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections