Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
http://www.ean.periodikos.com.br/article/doi/10.1590/S1414-81452012000400024
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Pesquisa

Education in health: planning and implementation of the discharge in a neonatal Intensive Care Unit

Educación en salud: planificación y ejecución de alta en una Unidad de Cuidados Intensivos neonatales

Educação em saúde: planejamento e execução da alta em uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal

Elisabeta Albertina Nietsche; Aline Dalla Nora; Márcia Gabriela Rodrigues de Lima; Janilene Camara Bottega; Eliane Tatsch Neves; Vera Lúcia Sosmayer

Downloads: 0
Views: 4

Abstract

It was aim to understand the perception of professionals and parents in relation to the planning and realization of the discharge of the newborn in Neonatal Intensive Care Unit. It is an exploratory-descriptive research with qualitative approach which data collection was obtained through a semi-structured interview in 2011. The participants were eight health professionals and thirteen parents of newborn. For the analysis of the data it was used Content Analysis. The results indicate that the hospital discharge of newborns is focused in the reestablishment of physiological conditions; the care guidelines for newborn are passed to the parents by the nurse, in a fast way and it happens only in the discharge time. It was concluded that it is necessary the expansion of health education strategies in the discharge process, for parents of newborns, for the health team in your everyday work, for better planning and continuity of the care provided.

Keywords

Patient discharge; Newborn; Health education; Nursing

Resumen

Se objetivó comprender la percepción de los profesionales de salud y de los padres sobre la planificación y ejecución del alta al recién nacido en una Unidad de Cuidados Intensivos Neonatales. Investigación exploratoria-descriptiva, con abordaje cualitativo, cuya recolección de datos fue a través de entrevistas semi-estructuradas, en 2011. Los participantes fueron ocho profesionales de salud y trece padres de recién nacidos. Para análisis de datos se utilizó el Análisis de Contenido. Los resultados indican que el proceso de darle alta hospitalario al recién nacido es centrado en la restauración de condiciones fisiológicas; las orientaciones de atención al recién nacido son transmitidas a los padres por el enfermero, rápidamente y sólo en el alta. Se concluyó que es necesaria la expansión de las estrategias de educación en salud en el proceso del alta para los padres de recién nacidos, por el equipo de salud en su trabajo diario, para mejor planificación y continuidad de la atención prestada.

Palabras clave

Alta del paciente; Recién nacido; Educación en Salud; Enfermería

Resumo

Objetivou-se compreender a percepção dos profissionais de saúde e pais em relação ao planejamento e efetivação da alta do recém-nascido da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada em 2011. Os participantes da pesquisa foram oito profissionais da saúde e treze pais de recém-nascidos. Para análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que a alta hospitalar dos neonatos é focada no restabelecimento das condições fisiológicas; as orientações de cuidado ao recém-nascido são passadas aos pais pelo enfermeiro de forma rápida e acontecem apenas no momento da alta. Concluiu-se que é necessária ampliação das estratégias de educação em saúde no processo de alta hospitalar, para os pais de neonatos, pela equipe de saúde em sua rotina de trabalho, visando melhor planejamento e continuidade do cuidado prestado.

Palavras-chave

Alta do paciente; Recém-nascido; Educação em saúde; Enfermagem

Referências

1 Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde. 4ª ed. Brasilia(DF); 2011.

2 Sims DC, Jacob J, Mills MM, Fett PA, Novak G. Evaluation and development of potentially better practices to improve the discharge process in the neonatal intensive care unit. Pediatrics 2006; 118(2): 115-23.

3 Silva ND, Vieira MRR. A atuação da equipe de enfermagem na assistência ao recém-nascido de risco em um hospital de ensino. Arq Cienc Saude. 2008 jul/set; 15(3): 110-16.

4 Santos IMM, Santos RS. A maternagem de mulheres com filho pré-termo: bases para a assistência de enfermagem neonatal. Rev Pesqui Cuid Fundam. [on-line] 2010 out/dez; [citado 2012 fev 01]; 2(supl.): 692-96. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/1093/pdf_259

5 Dias RAB, Almeida MFPV, Araújo GF. O recém-nascido portador de mielomeningocele: a construção do vínculo mãe-bebê. Rev Soc Bras Enferm Ped. [on-line]. 2007 jul; [citado 2012 fev 01]; 7(1): 17-24. Disponível em: http://www.sobep.org.br/revista/images/stories/pdf-revista/vol7-n1/v.7_n.1-art2.pesq-o-recem-nascido-portador-de-mielomeningocele.pdf.

6 Sousa JC, Silva LMS, Guimarães TA. Preparo para a alta hospitalar de recém-nascido em unidade de tratamento intensivo neonatal: uma visão da família. Pediatria. 2008; 30 (4): 217-27.

7 Pereira AL. Educação em saúde. In: Ensinando a cuidar em saúde pública. [Rio de Janeiro]: Difusão; 2003.

8 Rodrigues LS, et al. Seguimento de prematuros após alta hospitalar. Acta Medica. 2007; 28: 559-68.

9 Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Ed 70; 2011. 229 p.

10 Oliveira SR. A alta do recém-nascido da unidade de terapia intensiva neonatal.[dissertação] Belo Horizonte: Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais; 2009.

11 Rabelo MZS, Chaves EMC, Cardoso MVLML, Sherlock MSM. Sentimentos e expectativas das mães na alta hospitalar do recém-nascido prematuro. Acta Paul Enferm. 2007; 20(3): 333-37.

12 Paschoal AS, Mantovani M, Méier MJ. Percepção da educação permanente, continuada e em service para enfermeiros de um hospital de ensino. Rev Esc Enferm USP. 2007; 41(3): 478-84.

13 Rose C, Ramsay L, Leaf A. Strategies for getting preterm infants home earlier. Arch Dis Child, London. 2008; 93(4): 271-73.

14 Molina RCM, Varela PLR, Castilho SA, Bercini LO, Marcon SS. Presença da família nas unidades de terapia intensiva pediátrica e neonatal: visão da equipe multiprofissional. Esc Anna Nery. 2007; 11(3): 437-44.

15 Vieira CS, Mello DF. O seguimento de saúde da criança pré-termo e de baixo peso egressa da terapia intensiva neonatal. Texto & Contexto Enferm. 2009 jan/mar; 8(1): 74-82.

16 Nogueira PTL, Santos IMM. O processo de aleitamento materno de recém-nascidos pré-termo: bases para a assistência em enfermagem. Rev Pesqui Cuid Fundam. [on-line]. 2010 out/dez; [citado 2012 fev 01]; 2(supl.): 1008-10. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/ 897/pdf_314.

17 Sneath D. Discharge teaching in the NICU: are parents prepared? An integrative review of parents' perceptions. Neonatal Network. 2009; 28(4): 237-46.

18 Pinheiro EM, Balbino FS, Balieiro NMFG, Domenico EBL, Avena MJ. Percepções da família do recém-nascido hospitalizado sobre a comunicação de más notícias. Rev Gaucha Enferm. 2009; 30(1): 77-84.
 


Submetido em:
14/03/2012

Revisado em:
14/07/2012

Aceito em:
20/07/2012

685e9190a953952e820d8f77 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections