Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
http://www.ean.periodikos.com.br/article/doi/10.5935/1414-8145.20150059
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Pesquisa

Singularities work of a rehabilitation center under the perspective of the healthcare team

Experiencias de un equipo de salud en un centro de rehabilitación - la realidad del trabajo como cuestión ética

Experiências da equipe de centro de reabilitação - o real do trabalho como questão ética 

Ana Paula Trombetta; Flavia Regina Souza Ramos; Mara Ambrosina de Oliveira Vargas; Ana Maria Borges Marques

Downloads: 0
Views: 4

Abstract

Objective: The primary objective of this research was to identify the working experiences of health professionals at a physical rehabilitation center, and from there, to discuss the central ethical/bioethical issues that permeate the care for physically disabled persons.

Methods: This is an exploratory-descriptive study of a qualitative nature and unique case research type, with the participation of 16 professionals from the multidisciplinary team of the rehabilitation center.

Results: It was possible to identify situations associated to a labor organization, user accessibility, communication difficulty among professionals and managers, troubles to perform the prescribed work and achieved one.

Conclusion: Moreover, the professionals do not recognize nor identify situations or ethical problems on the healthcare practice. There are no spaces or opportunities for ethical discussions and reflections on behalf of the team, which expresses the need for ethical skills development.

Keywords

Disabled Persons; Rehabilitation Centers; Patient Care Team; Working Conditions; Ethics, Professional

Resumen

Objetivo: Identificar las experiencias de trabajo de profesionales de salud de un centro de rehabilitación física y, a partir de esta observación, discutir las principales cuestiones éticas y bioéticas que permean los cuidados con personas con discapacidades.

Métodos: Investigación exploratoria-descriptiva del tipo estudio de caso único, de naturaleza cualitativa, con participación de 16 profesionales del equipo multidisciplinar de un centro de rehabilitación.

Resultados: Fueron identificadas situaciones relacionadas a la organización del trabajo, accesibilidad del usuario, dificultad de comunicación entre los profesionales y la jefatura, dificultad de implementación del trabajo prescripto y de lo realizado efectivamente.

Conclusión: Los profesionales no reconocen o identifican las situaciones o problemas éticos en la práctica asistencial, no existiendo espacios u oportunidades para discusiones y reflexiones éticas por parte del equipo, lo que expresa la demanda por el desarrollo de las competencias éticas.

Palabras clave

Personas con discapacidad; Centros de Rehabilitación; Grupo de Atención al Paciente; Condiciones de Trabajo; Ética Profesional

Resumo

Objetivo: O grande objetivo deste estudo foi identificar as experiências de trabalho de profissionais da saúde de um centro de reabilitação física e, a partir disso, discutir as principais questões éticas/bioéticas que permeiam o cuidado ao deficiente.

Métodos: Estudo exploratório-descritivo do tipo estudo de caso único, de natureza qualitativa, com participação de 16 profissionais da equipe multiprofissional do centro de reabilitação.

Resultados: Foram identificadas situações relacionadas à organização de trabalho, acessibilidade do usuário, dificuldade de comunicação entre profissionais e chefia, dificuldade de implementação do trabalho prescrito e o realizado.

Conclusão: Além disso, os profissionais não reconhecem ou identificam situações ou problemas éticos na prática assistencial, inexistindo espaços ou oportunidades de discussões e reflexões éticas por parte da equipe, o que expressa a necessidade do desenvolvimento de competências éticas.

Palavras-chave

Pessoas com deficiência; Centros de reabilitação; Equipe de assistência ao paciente; Condições de trabalho; Ética profissional

Referências

Organização Mundial da Saúde - OMS. Relatório mundial sobre a deficiência. São Paulo: SEDPcD; 2011.

Aragão AKR, Sousa A, Silva K, Vieira S, Colares V. Acessibilidade da criança e do adolescente com deficiência na atenção básica de saúde bucal no serviço público: estudo piloto. Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr. 2011 abr/jun; 11(2):159-64.

Ministério da Saúde (BR). Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2010a.

Portaria n. 818 de 05 de junho de 2001 (BR). Dispõe sobre a organização da assistência a pessoa portadora de deficiência física em serviços de saúde. Disponível: http://dtr2004.saude.gov.br/susdeaz/legislacao/arquivo/Portaria_818_de_05_06_2001.pdf.

Moraes CI, Freitasi FDS, Assunção FM. Humanização no cuidado de enfermagem: contribuição ao debate sobre a Política Nacional de Humanização. Rev. Bras. Enferm. 2013 66(4):564-70.

Chernicharo IM, Silva FD, Ferreira MA. Caracterização do termo humanização na assistência. Esc. Anna Nery. 2014 Jan./Mar.;18(1):156-62.

Chernicharo IM, Silva FD, Ferreira MA. Humanization in nursing care in the concept of professional nursing. Esc. Anna Nery. 2011 Oct./Dec.;15(4):686-93.

Hennington EA. Gestão dos Processos de Trabalho e Humanização em Saúde: reflexões a partir da ergologia. Rev. Saúde Pública. 2008;42(3):555-61.

Bertoncini JH, Pires DEP, Scherer MDA. Condições de trabalho e renormalizações nas atividades das enfermeiras na saúde da família. Trab. Educ. Saude. 2011;9(1):157-73.

Ministério da Saúde (BR). Política Nacional de Humanização - o que é e como implementar (uma síntese das diretrizes e dispositivos da PNH em perguntas e respostas). Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2010b.

Ministério da Saúde (BR). Atenção à saúde da pessoa com deficiência no Sistema Único de Saúde – SUS. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2009.

Oliveira MGM, Cardoso CL. Stress e trabalho docente na área de saúde. Estud. Psicol. 2010;28(2):135-41.

Schneider DG, Ramos FRS. Moral deliberation and nursing ethics cases: Elements of a methodological proposal. Nursing Ethics. 2012;19:764-76.

Zoboli ELCP, Soares FA. Capacitação em bioética para profissionais da Saúde da Família do município de Santo André, SP. Rev. Esc. Enferm. USP. 2012;46(5):1248-53.

Barlem EL; Ramos FR. Constructing a theoretical model of moral distress. Nursing Ethics [on line]. 2014 Nov;[cited 2015, feb 06];3:1-8 [Epub ahead of print]. Available from: http://nej.sagepub.com/content/early/2014/10/31/0969733014551595.long

Barlem ELD, Lunardi VL, Lunardi GL, Barlem JGT, Almeida AS et al. Psycometric characteristics of the Moral Distress Scale in Brazilian nursing professionals. Texto Contexto Enferm. [on line]. 2014 Sep.;[cited 2015 feb 02];23(3):563-72. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072014000300563&lng=en.

Ramos FRS, Brehmer LCF, Vargas MA, Trombetta AP, Silveira LR et al. Ethical conflicts and the process of reflection in undergraduate nursing students in Brazil. Nursing ethics. [on line]. 2014. Available from: http://nej.sagepub.com/content/early/2014/08/04/0969733014538890.full.pdf+html
 


Submetido em:
22/07/2014

Aceito em:
20/07/2015

68308deea953955d4062190a ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections