Disclosure of the HIV diagnosis to the teenager: ways of being everyday
Revelación del diagnóstico de VIH para el adolescente: modos de ser en el cotidiano
Revelação do diagnóstico de HIV para o adolescente: modos de ser cotidiano
Crhis Netto de Brum; Cristiane Cardoso de Paula; Stela Maris de Mello Padoin; Ivis Emilia de Oliveira Souza; Eliane Tatsch Neves; Samuel Spiegelberg Zuge
Abstract
Objective: Understand the meaning of the disclosure of the diagnosis of the human immunodeficiency virus for the teenager.
Methods: Phenomenological research with theoretical-methodological framework of Martin Heidegger. It was developed a phenomenological interview with twelve teenagers in a referral service in a teaching hospital in the South of Brazil, from november 2011 to february 2012.
Results: Were set up two units of meaning: The unveiled that they already knew the diagnosis. Told them and they knew how the transmission happened; Known as the transmission of the virus and in need of treatment; Be a normal person, the different is the virus, have to take medicine and go to the hospital. These units of meaning were the thread of interpretation, which desvelaran way.
Conclusion: The nurse has the possibility to promote the experience movement through consultations and groups with these teenagers.
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivo: Compreender o significado da revelação do diagnóstico do Vírus da Imunodeficiência Humana para o adolescente.
Métodos: Investigação fenomenológica fundamentada no referencial teórico-metodológico de Martin Heidegger. Desenvolveu-se uma entrevista fenomenológica com 12 adolescentes, em serviço especializado de um hospital universitário do Sul do Brasil, no período de novembro de 2011 a fevereiro de 2012.
Resultados: Constituíram-se duas unidades de significação: Saber do diagnóstico antes de alguém lhe contar, mesmo sem entender, até a família e/ou profissionais da saúde explicar. Saber como ocorreu à transmissão do vírus e que precisa de tratamento; Ser uma pessoa normal, o diferente é o vírus, ter que tomar os remédios e ir ao hospital. Essas unidades de significação foram o fio condutor da interpretação, que desvelaram os sentidos.
Conclusão: O enfermeiro tem a possibilidade de desencadear o movimento vivido por meio das consultas e grupos com esses adolescentes.
Palavras-chave
Referências
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Submetido em:
19/05/2015
Aceito em:
09/10/2015